Trabalhadores da Duque recebem salário atrasado

Após cinco dias de paralisação os trabalhadores da Metalúrgica Duque receberam seus salários e voltaram ao trabalho. Os funcionários permaneceram unidos durante todos esses dias e decidiram pela paralisação até o pagamento do valor integral. No dia do pagamento, 06/09, a empresa depositou aos funcionários apenas 28%, no decorrer da semana mais 28% foi pago.

O atraso dos pagamentos está acontecendo desde o início do ano. No mês de Julho, cerca de 90% dos 1.200 funcionários da companhia aderiram à paralisação e só voltaram ao trabalho assim que todo o pagamento foi feito.

Uma reunião deve acontecer entre Sindicato e Representantes da Metalúrgica para negociação dos dias parados. Na tarde desta sexta-feira, o Sindicato fez uma nova assembleia com os trabalhadores para decidir pela volta ou não das atividades. Na votação com os trabalhadores ficou decidido que, se a empresa optar por descontar os dias parados, uma nova paralisação deve ser feita na semana que vem.

Além disso, outras medidas tomadas pela empresa estão deixando os funcionários insatisfeitos. Os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) estão atrasados há mais de um ano. O Sindicato dos Mecânicos já fez a denúncia no Ministério Público do Trabalho que instaurou inquérito sobre as irregularidades e também já ajuizou ação trabalhista. Devido ao não cumprimento da lei, levando em conta que a empresa não está depositando o FGTS e também concedeu férias aos funcionários realizando o pagamento com atraso, alguns trabalhadores solicitaram a quebra de contrato, por meio da rescisão indireta.