Fale conosco:

(47) 3027-1183

Blog

Ministério do Trabalho amplia ações para combater acidentes no país

Ministério do Trabalho amplia ações para combater acidentes no país

Programa lançado por Manoel Dias intensifica ações fiscalizatórias e de divulgação, e aperfeiçoa análise de casos para enfrentar as mais de 700 mil ocorrências registradas por ano no Brasil

São Paulo – O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou hoje (31) novas ações para combater os acidentes de trabalho no país, cujas ocorrências ultrapassam 700 mil casos por ano. Dias lançou um programa chamadoEstratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho e também promoveu a adesão do governo federal ao movimento Abril Verde, uma articulação que busca a conscientização de trabalhadores e patrões para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador.

O fato de o Brasil ter aumentado a geração de emprego leva a novos desafios, segundo o ministro. “Vivemos um momento em que o Brasil dobrou o número de empregos e incluiu milhões de brasileiros na classe média e no mercado de consumo. Esses avanços trazem desafios novos, entre eles a melhoria a qualidade de emprego. Temos que fazer um grande esforço no combate aos acidentes de trabalho e na melhoria da saúde e segurança do trabalhador”, salientou.

O programa lançado pelo MTE pretende ampliar as ações para a redução dos acidentes e doenças de trabalho no país. A estratégia do ministério possui quatro eixos: intensificação das ações fiscais; pacto nacional para redução dos acidentes e doenças do trabalho; campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho; e ampliação das análises de acidentes do trabalho realizadas pelos auditores fiscais do trabalho, melhorando sua qualidade e divulgação.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2,34 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em acidentes de trabalho e doenças. Segundo a OIT, cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, US$ 2,8 trilhões, são perdidos por ano em custos diretos e indiretos devido a acidentes de trabalho e doenças relacionados ao trabalho.

Informações do Anuário Estatístico da Previdência Social mostram que no ano de 2013 no Brasil foram 717.911 acidentes no total, com 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. Só no Brasil, de acordo com os mesmos dados, entre 2008 e 2013 foram gastos R$ 50,094 bilhões.

Fonte: Rede Brasil Atual

Compartilhar

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 10 =