Saque e Passe

Projeto Saque e Passe   Escola de Voleibol

Missão

Guiar os nossos alunos ao maior número possível de benefícios da atividade física e prática do esporte coletivo através do voleibol.

O voleibol

O voleibol surgiu nos Estados Unidos da necessidade de se criar um esporte que pudesse ser praticado no inverno, quando a neve impossibilitava as atividades ao ar livre e que fosse menos violento que o basquete. Inicialmente chamado de mintonette, o voleibol surgiu da mistura entre o basquete e o tênis. Utilizava-se a rede de tênis a 1,98m de altura e a câmara da bola de basquete.

Atualmente as equipes de vôlei brasileiras, tanto femininas quanto masculinas, são reconhecidas internacionalmente por sua competência, e isso faz com que o esporte seja bastante popular no nosso país.

O voleibol é uma ótima alternativa para quem procura uma prática esportiva. Pode ser praticado em todas as idades e é um dos esportes coletivos com menor ocorrências de lesões, por não promover contato físico entre os oponentes. Estimula a interação social e compartilha de todos os benefícios de qualquer outra atividade física.

Benefícios da prática regular de atividade esportiva

As vitórias e derrotas do esporte ensinam a lidar com os desafios da vida pessoal. Quando o esporte é coletivo, os benefícios são ainda maiores, já que trabalho em equipe é essencial para compreender as limitações dos companheiros e as suas próprias.

Crianças que praticam esportes tendem a ser mais comunicativas, beneficiando-se assim da interação social no ambiente escolar e preparando-as para o futuro mercado de trabalho.

Outros benefícios:

Melhora autoestima e qualidade de vida.

Diminui alterações de humor e estresse.

Melhora a coordenação motora, agilidade, flexibilidade e equilíbrio.

Desenvolve consciência corporal, noção espacial e domínio corporal.

Facilita o aprendizado e desenvolvimento da memória.

Fortalece e aumenta a massa muscular e melhora a saúde dos ossos.

Desenvolve o condicionamento físico tanto aeróbico quanto anaeróbico.

Previne doenças e auxilia a perda de peso.

Por que voleibol?

O voleibol é uma ótima opção de esporte coletivo para crianças, já que tem menor risco de lesão comparados a outros esportes coletivos que promovem o contato físico entre os adversários, como futebol, basquete e handebol.

Raramente um praticante de voleibol, por melhor que ele seja, faz muitos pontos sem precisar dos outros membros da sua equipe. Os craques de futebol e basquete conseguem realizar grandes jogadas sozinhos, ao contrário dos atletas de vôlei que são bem mais dependentes dos seus colegas de equipe. Por esse motivo, a prática do vôlei desenvolve extraordinariamente as habilidades coletivas.

É um esporte popular tanto no público feminino quanto masculino e a sua prática agrada a maioria das pessoas o que permite que seja além de um momento de prática de atividade física, seja um momento de lazer.

A atividade trabalha o corpo como um todo, membros superiores, inferiores, assim como abdômen e tronco.

Cuidados antes de iniciar uma atividade física

Antes de começar qualquer atividade física é importante consultar um médico, principalmente se existir alguma condição física pré-existente. O vôlei possui poucas contraindicações e é normalmente praticado em todas as idades.

Realizar o aquecimento antes da atividade física e o alongamento após o exercício além de prevenir possíveis lesões ainda melhora a performance do praticante esportivo.

Tomar bastante água durante a prática esportiva é fundamental para manter-se hidratado.

Nosso professor

Felipe da Costa Stahelin – 10/04/1992.

Formação: Educação Física.

Foi jogador profissional de voleibol por 10 anos:

Iniciou sua formação no voleibol pela categoria de base de Joinville.

Convocado pela Seleção Catarinense por 3 vezes;

Convocado pela Seleção Brasileira por 2 vezes;

Competiu na Superliga Brasileira de Voleibol e Sul-Americano de Clubes;

Jogou pela equipe mais tradicional de voleibol brasileira – Minas Tênis Clube;

Experiência internacional – Al Khor (Qatar);

Atualmente atua como treinador de voleibol (adulto e infantil), personal trainer, professor de treinamento funcional e core training.

Instalações

Nossas aulas são na Unidade Recreativa do Sindicato dos Mecânicos – Rua Rui Barbosa, 465 – Costa e Silva, Joinville – SC. O Sindicato conta com duas quadras poliesportivas cobertas, vestiários e lanchonete.

Público

Meninos e meninas de 8 a 15 anos.

Turmas

• 8 a 11 anos: Segundas e quartas de 09:00h a 09:55
  • 12 a 15 anos: Segundas e quartas 10:00h a 10:55

*Novas turmas serão abertas de acordo com a demanda. Se você tem interesse deixe sua mensagem.

Mensalidade

O valor é R$ 50,00 mensais para associados à Recreativa do Sindicato dos Mecânicos e R$ 60,00 para o público em geral.

Aceitamos débito, crédito e dinheiro e o pagamento é sempre até o quinto dia útil do mês. Para fazer a matrícula apenas é necessário ter pago a mensalidade e preencher a ficha de cadastro.

Não cobramos taxa de matrícula.

Todo aluno tem direito a uma aula experimental sem custo. Marque a sua!

facebook.com/projetosaqueepasse

@projetosaqueepasse