Fale conosco:

(47) 3027-1183

Blog

Joinville é a segunda cidade de SC que mais criou empregos em 2015

Joinville é a segunda cidade de SC que mais criou empregos em 2015

Joinville foi o segundo município catarinense que mais gerou empregos no primeiro trimestre deste ano, mostram dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De janeiro a março, foram criados 2.415 novos postos de trabalho na cidade. O número reflete a diferença entre admissões e demissões realizadas no período.

A liderança do ranking no Estado é de Blumenau, que abriu 4.027 novas vagas nos três primeiros meses do ano. A terceira posição é de outra cidade do Norte catarinense. Em Jaraguá do Sul, foram criados 1.939 empregos no trimestre.

Os dados do Caged revelam ainda que Joinville foi a cidade líder na geração de empregos no setor de serviços no trimestre. Foram 1.654 vagas, número maior do que o verificado em Florianópolis, a segunda colocada, com 1,4 mil. Por outro lado, Jaraguá do Sul foi a campeã no saldo da indústria da transformação, com 1.337 novos postos de trabalho de janeiro a março.

Em todo o País, Joinville aparece na décima posição como a maior geradora de empregos até agora no ano. Jaraguá do Sul ocupa a 12ª posição. Somente no mês de março, Jaraguá contabilizou 492 novas vagas. Em Joinville, foram 337.

SC abre 3.948 vagas no mês

Ainda de acordo com dados do Caged, o saldo de abertura de novas vagas em Santa Catarina no mês de março ficou em 3.948.

O setor de serviços (3.781), a indústria da transformação (1.928) e o comércio (1.239) foram os principais responsáveis pelo resultado, compensando o desempenho ruim da agropecuária, que fechou 3.749 postos de trabalho – a grande maioria ligada ao cultivo de frutas de lavouras permanentes, com exceção da laranja.

O resultado do mês de março apresentou uma pequena alta de 0,19% em relação a fevereiro, mas ainda assim foi o pior do Estado para o mês desde 2011.

O desempenho no País

Em todo o País, foram geradas 19.282 vagas de trabalho com carteira assinada em março. O resultado é praticamente o mesmo do verificado em fevereiro, com leve alta de 0,05%. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a expectativa é de que o mercado siga uma tendência de crescimento em abril e reverta o quadro negativo dos dois primeiros meses do ano.

— Tivemos um janeiro negativo, um fevereiro que estabilizou e março já geramos emprego. A expectativa é de um abril ainda melhor — disse Dias.

Quatro dos oito setores da economia registraram crescimento, com destaque para o setor de serviços, que abriu 53.778 postos em março. Por outro lado, atividades como a construção civil e a indústria da transformação fecharam, respectivamente, 18.205 e 14.683 postos de trabalho.

Entre as regiões, o Sul liderou a expansão de vagas, com 26.362 empregos no mês. O destaque negativo foi o Nordeste, onde foram fechados 19.138 postos de trabalho.

FONTE: A NOTÍCIA

Compartilhar

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + 6 =