Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região , um dos mais antigos sindicatos de Joinville (SC), foi fundado em 1 de Outubro de 1959 ainda sob a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas e do Material Elétrico de Joinville, recebendo a Carta Sindical em 24 de Agosto de 1961. Cerca de 40 trabalhadores fundaram o Sindicato em uma época de transformações econômicas profundas no país. Foi neste período que a industrialização começou a tomar corpo no Brasil, Brasília foi construída e inaugurada, a televisão começou a fazer parte do cotidiano do brasileiro que antes só tinha como meios de informação o rádio e o jornal impresso. A área de abrangência do Sindicato são as cidades de Joinville, Garuva, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Corupá, Guaramirim, Itaiópolis, Massaranduba, Schroeder e Barra Velha.

Com muito esforço e abnegação dos seus fundadores e associados, aos poucos o Sindicato dos Mecânicos foi crescendo. A primeira sede foi instalada em uma pequena sala alugada onde hoje está situada a Caixa Econômica Federal, na esquina das ruas Três de Maio e do Príncipe, no centro da cidade. Com apenas 11 anos de existência e muita determinação da diretoria e associados, o Sindicato adquiriu sua sede própria, onde continua até hoje, na rua Luiz Niemeyer, 184 – Centro. Durante essas três décadas e meia, várias alterações foram sendo efetivadas, com ampliações e melhorias.

Hoje a sede do Sindicato é ampla e confortável, oferecendo espaços para atendimento médico e odontológico, auditório para 500 pessoas, salas de reuniões, assessoria jurídica, cozinha, banheiros, sala de atendimento aos associados, dispensa e amplo estacionamento exclusivo para os associados. São mais de 55 anos de muita história pelos direitos dos trabalhadores, muitas conquistas e lutas que consolidaram o Sindicato dos Mecânicos como um dos mais atuantes de Santa Catarina.

Além da sede central, hoje o Sindicato tem um Centro Esportivo e Recreativo localizado na rua Rui Barbosa, 495 – bairro Costa e Silva, e também uma Colônia de Férias na praia de Itaguaçú, município de São Francisco do Sul (SC), oferecendo toda uma estrutura de lazer e recreação para seus associados.

Periodicamente, toda esta estrutura passa por constantes reformas e melhorias para modernização e manutenção, visando garantir o patrimônio e o bem estar dos trabalhadores que são a razão da existência do Sindicato.

SÃO PRINCÍPIOS DO SINDICATO:

Independência de Classe
Autonomia frente ao Estado, Patrões, Partidos Políticos e Credos Religiosos
Democracia e participação dos associados nas ações e decisões
Combatividade em defesa dos interesses históricos e imediatos dos trabalhadores
Organização e educação como instrumentos de luta
Internacionalismo proletário
Luta pelo fim da exploração do homem pelo homem

SÃO PRERROGATIVAS DO SINDICATO:

Representar, proteger, reivindicar, coordenar e defender os interesses gerais da categoria, bem como os interesses individuais e coletivos dos seus associados, inclusive em questões judiciais e administrativas.
Além disso, o Sindicato pode celebrar convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho aplicáveis a categoria e, quando necessário, requerer a instauração de dissídio coletivo.

A história do movimento sindical no Estado e notadamente na região norte de Santa Catarina, não pode ser contada sem a participação forte e decisiva do Sindicato dos Mecânicos.

Em vários momentos a entidade esteve à frente da luta por melhores salários, condições de trabalho e valorização do trabalhador.

Compartilhar