História

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região , um dos mais antigos sindicatos de Joinville (SC), foi fundado em 1 de Outubro de 1959 ainda sob a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas e do Material Elétrico de Joinville, recebendo a Carta Sindical em 24 de Agosto de 1961. Cerca de 40 trabalhadores fundaram o Sindicato em uma época de transformações econômicas profundas no país. Foi neste período que a industrialização começou a tomar corpo no Brasil, Brasília foi construída e inaugurada, a televisão começou a fazer parte do cotidiano do brasileiro que antes só tinha como meios de informação o rádio e o jornal impresso. A área de abrangência do Sindicato são as cidades de Joinville, Garuva, Araquari, São João do Itaperiú, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Itapoá, São Francisco do Sul, Barra do Sul e Barra Velha.

Com muito esforço e abnegação dos seus fundadores e associados, aos poucos o Sindicato dos Mecânicos foi crescendo. A primeira sede foi instalada em uma pequena sala alugada onde hoje está situada a Caixa Econômica Federal, na esquina das ruas Três de Maio e do Príncipe, no centro da cidade. Com apenas 11 anos de existência e muita determinação da diretoria e associados, o Sindicato adquiriu sua sede própria, onde continua até hoje, na rua Luiz Niemeyer, 184 – Centro. Durante essas três décadas e meia, várias alterações foram sendo efetivadas, com ampliações e melhorias.

Hoje a sede do Sindicato é ampla e confortável, oferecendo espaços para atendimento médico e odontológico, auditório para 500 pessoas, salas de reuniões, assessoria jurídica, cozinha, banheiros, sala de atendimento aos associados, dispensa, espaço da Câmara de conciliação e amplo estacionamento exclusivo para os associados. São mais de 40 anos de muita história pelos direitos dos trabalhadores, muitas conquistas e lutas que consolidaram o Sindicato dos Mecânicos como um dos mais atuantes de Santa Catarina.

Além da sede central, hoje o Sindicato tem um Centro Esportivo e Recreativo localizado na rua Rui Barbosa, 495 – bairro Costa e Silva, e também uma Colônia de Férias na praia de Itaguaçú, município de São Francisco do Sul (SC), oferecendo toda uma estrutura de lazer e recreação para mais de 3,5 mil associados.

Periodicamente, toda esta estrutura passa por constantes reformas e melhorias para modernização e manutenção, visando garantir o patrimônio e o bem estar dos trabalhadores que são a razão da existência do Sindicato.

SÃO PRINCÍPIOS DO SINDICATO:

Independência de Classe
Autonomia frente ao Estado, Patrões, Partidos Políticos e Credos Religiosos
Democracia e participação dos associados nas ações e decisões
Combatividade em defesa dos interesses históricos e imediatos dos trabalhadores
Organização e educação como instrumentos de luta
Internacionalismo proletário
Luta pelo fim da exploração do homem pelo homem

SÃO PRERROGATIVAS DO SINDICATO:

Representar, proteger, reivindicar, coordenar e defender os interesses gerais da categoria, bem como os interesses individuais e coletivos dos seus associados, inclusive em questões judiciais e administrativas.
Além disso, o Sindicato pode celebrar convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho aplicáveis a categoria e, quando necessário, requerer a instauração de dissídio coletivo.

A história do movimento sindical no Estado e notadamente na região norte de Santa Catarina, não pode ser contada sem a participação forte e decisiva do Sindicato dos Mecânicos.

Em vários momentos a entidade esteve à frente da luta por melhores salários, condições de trabalho e valorização do trabalhador.