Trabalhadores da Duque realizam novo protesto

Conforme combinado, na manhã desta quinta-feira (17/10) houve uma assembleia de esclarecimentos jurídicos em frente à Metalúrgica Duque. Em seguida, os trabalhadores seguiram em um novo ato de protesto pelas ruas do bairro aventureiro.

Na ocasião ficou decidido, por unanimidade, que se o pagamento do salário não sair até amanhã (18/10), os trabalhadores voltarão para frente da fábrica na segunda-feira e só devem sair de lá, assim que sair o pagamento.

O Sindicato e todos os trabalhadores aguardam um retorno da empresa, já que nenhum representante se manifestou durante o ato. No dia 04/10 foi depositado apenas 42% do salário, e os trabalhadores não sabem quando vão receber o restante de seus pagamentos, muitos estão passando dificuldades, inclusive, sem dinheiro para comprar alimento.

O atraso de salários não é o único problema enfrentado pelos trabalhadores. Outras medidas tomadas pela empresa tem deixado os funcionários insatisfeitos. Os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) estão atrasados há mais de um ano. O Sindicato já fez a denúncia no Ministério Público do Trabalho que instaurou inquérito sobre as irregularidades e também já ajuizou ação trabalhista (processo nº 513-08.2013.5.12.0016).

Além disso, cerca de 200 trabalhadores foram demitidos e estão sem receber as verbas rescisórias, já que, a primeira parcela que deveria ter sido paga no dia 15/10, não foi quitada – a empresa se comprometeu a fazer o pagamento das rescisões de forma parcelada, devido à situação da empresa. Na tentativa de preservar os direitos trabalhistas. O sindicato dos mecânicos entrou com processo (nº13156720135120028), pedindo em ação cautelar, o bloqueio de bens da metalúrgica.