BUSSCAR: Representantes Sindicais e Trabalhadores analisam o Plano de Recuperação

A assembleia geral de credores, que definirá o futuro da Busscar, será no dia 19 de agosto no Centreventos Cau Hansen a partir das 14 horas. Mais uma vez, os credores trabalhistas, quirografários e de garantia real votarão a favor ou contra o Plano de Recuperação da Busscar Ônibus, que já foi uma das maiores fabricantes de carrocerias do país. Os trabalhadores habilitados a votar são os que participaram da última assembleia de 2012.

O Plano de Recuperação publicado no dia 30 de Junho prevê que, para a retomada das atividades, é necessário pelo menos R$105 milhões de capital de giro. A venda da Tecnofibras e de bens não operacionais, além de possíveis investidores, são as formas apresentadas para adquirir este valor.

Diante dos fatos e de inúmeros questionamentos sobre a proposta, em especial a forma de pagamento dos créditos trabalhistas, representantes do Sindicato dos Mecânicos se reuniram nesta quarta-feira (16/07) com alguns ex-trabalhadores, um representante da Tecnofibras, o presidente do Sindicato de Rio Negrinho e com o gestor eleito, a quem caberá à gestão do plano, se aprovado.

Todos puderam apresentar seus pontos de vista, e aproveitaram a presença do Gestor, Agenor Daufenbach para tirar dúvidas. A discussão gerou em torno da viabilidade do plano. A avaliação é que, tecnicamente é viável. Porém, quando o assunto é mercado, mão de obra, gastos com manutenção das máquinas, a preocupação é maior, principalmente em relação ao investimento. Entendendo que a venda do ativo, como colocado, pode não se concretizar no tempo posto, além do que insuficiente.

Esclarecemos que, quem de fato deverá votar são os trabalhadores habilitados na última Assembleia da votação do Plano, realizada em setembro de 2012. Conforme despacho, a assembleia será no dia 19 de agosto no Centreventos Cau Hansen a partir das 14 horas. Informamos também que quem assinou procuração, poderá se fazer presente e votar. Caso não compareça, será mantida a procuração.

Para novos esclarecimentos e informações da evolução das negociações, o Sindicato fará um último encontro no dia 17/08/2014 às 9h da manhã na Recreativa da entidade, Rua Rui Barbosa, 495 – Costa e Silva. A pretensão é, avaliarmos juntos, qual o melhor caminho, o que traz menos riscos aos trabalhadores.