Duque: Sindicato Orienta Trabalhadores Sobre Plano de Recuperação

Os trabalhadores e ex-trabalhadores da Metalúrgica Duque se reuniram mais uma vez no último sábado (15/11). Desta vez, para discutir sobre o Plano de Recuperação da empresa, já que faltam poucos dias para a Assembleia Geral de Credores, que deverá definir o futuro da Duque.

Cerca de 200 trabalhadores participaram da reunião realizada no salão da Igreja Cristo Libertador no bairro Aventureiro. O evento iniciou às 9h30 e contou com a participação do economista do Dieese, José Alvaro Cardoso. Ele apresentou dados da economia nacional e local. Traçou um panorama econômico buscando auxiliar nas discussões acerca da recuperação da Metalúrgica.

O presidente do Sindicato, Evangelista dos Santos falou sobre o aditivo ao plano protocolado no judiciário e explicou a proposta. A empresa propõe o pagamento do crédito trabalhista com carência de 12 meses e em 36 parcelas. Como garantia aos trabalhadores, o aditivo prevê a venda do galpão 3 do Parque Fabril e um imóvel na Rua Otto Boehm, que poderão ser vendidos a qualquer momento, contados da Homologação do Plano. 70% do valor da venda destes bens será destinado ao pagamento dos créditos trabalhistas.

Apesar da proposta não contemplar a necessidade dos trabalhadores, que já estão há 12 meses sem receber seus salários. Existe uma esperança e vontade de recuperar esta empresa que chegou a empregar mais de mil trabalhadores. A decisão é difícil, cada trabalhador deve votar consciente. Além do mais, ainda há possibilidade de mudanças, vez que as negociações continuam na próxima quarta-feira (19/11) na Assembleia. Qualquer credor poderá se manifestar.

A Assembleia Geral de Credores da Metalúrgica Duque será no dia 19 de Novembro no Centreventos Cau Hansen. Das 8 às 10 horas, os trabalhadores deverão fazer o credenciamento. Após às 11 horas começam os debates, apresentações de manifestações da devedora e dos credores e em seguida, votação. Não havendo quórum, acontecerá uma nova Assembleia no dia 03/12/2014.

Os trabalhadores que comparecerem à Assembleia terão as horas abonadas. No mesmo dia, o Administrador Judicial entregará uma declaração de comparecimento que deverá ser entregue ao atual empregador, justificando assim, a ausência do trabalhador pelo período que participou da Assembleia.