Metalúrgica Duque: trabalhadores ainda aguardam.

Já é de conhecimento da sociedade joinvilense a situação da Metalúrgica Duque. O assunto é recorrente nas mídias de nossa cidade, mas alguns detalhes dessa história não são divulgados e é importante tratarmos desses assuntos, pois falar é fácil, resolver o problema torne-se difícil.

A ansiedade toma conta dos funcionários e ex funcionários da empresa, pois ainda não sabem se receberão seus direitos trabalhistas.

Verdade mesmo é que ninguém tem a solução para o problema. Trabalhadores vinculados a empresa acreditam na recuperação da Metalúrgica Duque e insistem em se manter trabalhando e seus salários e os demais direitos ficam mais vulneráveis a cada dia.

No mês de maio deste ano, a empresa pagou os salários de forma parcelada. Os meses de junho e julho ainda estão pendentes, sendo que, conforme informação dos trabalhadores, foi pago 50% do salário de junho na última sexta feira (07/08) o restante continua pendente.

A empresa também não vem cumprindo com encargos sobre esses salários como, FGTS, INSS, bem como não aplicou o reajuste da CCT e outros. Com a decisão do judiciário pela decretação da falência, surge uma nova situação, no entanto, a decisão foi suspensa por meio de uma liminar e o recurso ainda será julgado pelo tribunal em Florianópolis sem data prevista.

A entidade sindical defende os postos de trabalho, mas tem o dever de defender o direito dos trabalhadores, ou seja, a empresa em funcionamento deve cumprir com as obrigações trabalhistas.

O sindicato tem insistido no contato com a empresa na expectativa de verdadeiramente buscar uma alternativa e contribuir com a recuperação, sem a perda de direitos trabalhistas, mas, infelizmente, ainda há falta de interesse de dialogo por parte da empresa para com a entidade sindical.