Funcionários da PKC reivindicam melhorias

A empresa PK Cables com unidades em São Bento do Sul e também Campo Alegre conta com cerca de 1.200 funcionários. No mês de Julho, o Sindicato dos Mecânicos entregou uma pauta de reivindicações dos trabalhadores ao gerente administrativo da empresa, Celso Prates Nascimento.

Nesta semana, dia 21/08 foi realizada uma reunião com os representantes do Sindicato dos Mecânicos, o presidente, Evangelista dos Santos e também o assessor técnico da entidade sindical, Marcos A. Joriatti. Representaram a empresa, o diretor, Waldery Costa e Silva, o gerente administrativo, Celso Prates Nacimento e também a coordenadora do RH, Miriam.

Durante a reunião, os representantes do Sindicato apresentaram a pauta de reivindicações dos trabalhadores. O diretor geral, Waldery Costa e Silva falou sobre alguns benefícios já oferecidos aos trabalhadores, como por exemplo, a participação de fidelidade. Ele comparou esta participação com a participação de lucros. O diretor se comprometeu a discutir, formalizar e documentar esta forma de participação destinada aos trabalhadores. Sobre o plano de cargos e salários, ele comentou que foi feita uma ampla divulgação. Outra reivindicação dos trabalhadores é com relação ao intervalo, pois os trabalhadores têm apenas 30 minutos de horário de almoço ou janta e repouso, um tempo reduzido, prejudicando a saúde dos funcionários. Waldery informou que manterá o acordo já estabelecido até o final do contrato, mas se comprometeu em estudar a possibilidade de aumentar o intervalo para 1 hora, que é o que garante a lei. As outras reivindicações de licença maternidade, auxílio creche entre outras, serão estudadas pela empresa. O diretor solicitou 30 dias para apresentar uma resposta a todos às solicitações. O Sindicato espera que as reivindicações sejam atendidas.

Foram apresentadas nove propostas de melhorias:

1.  Acordo de PRL (Participação de lucros e resultados); em Campo Alegre e São bento do Sul

2.  40 horas semanais;

3.  Plano de cargos e salários, os trabalhadores não têm informações de como vai funcionar;

4.  Assembleia para acordo de intervalo de meia hora de almoço ou janta, na unidade de São                Bento do Sul;

5.  Entregar holerites de pagamento sempre no dia que é feito o pagamento de todos os funcionários;

6.  Licença maternidade de 180 dias;

7.  Auxilio creche ou a mesma na própria empresa.

8.  Auxilio para estudantes

9.  Aceitar atestados quando os pais estejam acompanhando filho menor internado