Orientação aos trabalhadores da Duque

A situação da Metalúrgica Duque parece estar longe de uma solução. Os trabalhadores ainda têm esperanças na recuperação da empresa, assim como receber seus salários atrasados.

No último dia 10, durante uma reunião com o  Ministério Público do Trabalho foi apresentada uma proposta feita pela empresa para quitação dos salários atrasados e do 13º salário. Ficou acordado que o pagamento do salário de novembro deve ser feito até o dia 31 de janeiro, pagamento do salário de dezembro em 28 de Fevereiro e o décimo terceiro salário (saldo), em duas parcelas, 28 de Fevereiro e 07 de Abril. Diante desta situação, a entidade lembra que os trabalhadores têm duas opções. A mais indicada é para aguardar até o dia 28 de fevereiro, pois este é o prazo final estipulado para os pagamentos dos salários atrasados. Conforme anunciado, caso não seja cumprido este prazo, ocorrerão às demissões e assim, os trabalhadores não ficarão submetidos ao prazo da Justiça do Trabalho, para acesso ao FGTS e Seguro Desemprego.

No entanto, a possibilidade da Rescisão Indireta existe e quem tiver interesse deve procurar o Sindicato com os seguintes documentos:

• Folhas de pagamento a partir de Julho/2013
  • Extrato bancário desde 01/08/2013 (Pegar no banco onde a Duque deposita o salário);
  • Extrato Analítico FGTS (Pegar na Caixa Econômica);
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Residência;
  • Documentos da última férias (aviso e concessão);
  • Documento de dívidas em razão do atraso dos pagamentos (carnês vencidos, cartas, Serasa, SPC, cartas de cobrança, etc)

Lembramos também, que se não houver o pagamento do salário de novembro até o dia 31 de Janeiro será realizada uma reunião no dia 03 de Fevereiro às 8 horas da manhã. A partir de então, e enquanto durar a situação o departamento jurídico estará à disposição dos trabalhadores todas as quintas-feiras às 14 horas, na sede do Sindicato para esclarecer e orientar os trabalhadores, disponibilizando a tarde toda para agendamento individual.