Representantes dos trabalhadores catarinenses entregam pauta de reivindicação para reajuste do Piso Salarial Estadual

Neste dia 13 de outubro, segunda-feira, os representantes das Centrais Sindicais, Federações de Trabalhadores e Dieese-SC estiveram na FIESC para entregar a Pauta de Reivindicações para o reajuste do Piso Salarial Estadual estabelecido pela Lei Estadual Complementar nº 459 para o ano de 2015.

A proposta dos trabalhadores para valores do Piso Salarial Estadual, para vigorar a partir de 01/01/2015, de acordo com as faixas estabelecidas no artigo 1º da Lei é de:

– Inciso I: de R$ 835,00 para R$ 961,00;

– Inciso II: de R$ 867,00 para R$ 997,00;

– Inciso III: de R$ 912,00 para R$ 1.050,00 e

– Inciso IV: de R$ 957,00 para R$ 1.100,00.

Os representantes dos trabalhadores solicitaram ainda a realização de reunião entre os representantes das federações patronais para a negociação, ficando estabelecida como data indicativa o dia 20 de novembro de 2014. De acordo com o coordenador sindical do Dieese-SC, Ivo Castanheira, também diretor da FECESC (Federação dos Comerciários), a entrega da pauta marca o início formal das negociações e ela ocorre agora em outubro num esforço para permitir que a negociação e aprovação do reajuste do piso ocorra ainda em 2014.

Em 2013, pela primeira vez, a negociação do reajuste do piso ocorreu ainda em dezembro, entrando em vigor em janeiro de 2014, junto com o reajuste do salário mínimo estadual. “Nossa intenção é fazer o mesmo em 2014, para que, em 2015, os trabalhadores contem com seu piso reajustado a partir de janeiro de 2015”, afirmou Castanheira. O processo atual exige que, depois de negociada pelos representantes dos trabalhadores e patrões, a proposta acordada seja apresentada ao governador, que encaminha então para a aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa.

O presidente da CUT-SC, Neudi Giachini, que esteve presente na entrega da pauta, lembrou que o Piso Salarial Estadual foi instituído em Santa Catarina em 2010 e que, desde então, se tornou referência para todas as categorias de trabalhadores no estado.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, recebeu a pauta em nome da FIESC e Carlos José Kurtz, assessor jurídico, recebeu em nome do COFEM (Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina). Os trabalhadores foram representados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e FETIESC (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Fonte: Assessoria da Fecesc