DUQUE: Maioria dos Credores querem o afastamento da família

Na última quarta-feira (19/11), data da Assembleia Geral de Credores, recebemos algumas informações, e uma delas nos chamou muita atenção, trata-se da exigência do banco Itaú, maior credor na classe de garantia real e com o peso decisivo de voto, exigindo o afastamento da família da gestão da empresa.

O Sindicato dos Mecânicos apoia esta condição, acreditando que com o afastamento, haverá mais credibilidade para os negócios. Esta também é a opinião da maioria dos trabalhadores. Para eles, a empresa terá dificuldade de se recuperar mantendo a atual gestão. Exemplo disso, foi a presença de apenas 26% dos trabalhadores na Assembleia. Dos mais de 1.200 credores trabalhistas, compareceram aproximadamente 300.

Percebemos também, que a empresa terá dificuldade na recontratação de ex-funcionários, levando em conta a falta de interesse demonstrada. A decisão da família em se afastar da administração será um passo importante para a recuperação da Duque, trará mais credibilidade e confiança a todos os credores. É importante lembrar que, se os proprietários decidirem aceitar a proposta do banco, eles não deixarão de ser donos, sairão apenas da administração da empresa. E caso a Duque se recupere, voltam a gerir a Metalúrgica. Esta atitude demostrará o interesse ou não da família em recuperar a empresa que está há 58 anos no mercado.

A Assembleia Geral de Credores da Metalúrgica Duque será nesta quarta-feira (03/12) a partir das 8 horas, no Centreventos Cau Hansen. Desta vez, ocorrerá com qualquer número de credores presentes. A Assembleia que deveria ter acontecido no dia 19 de novembro, foi adiada por falta de quórum.

Os trabalhadores que comparecerem à Assembleia terão as horas abonadas. Será fornecida uma declaração de comparecimento que deverá ser entregue ao atual empregador, justificando assim, a ausência do trabalhador pelo período que participou da Assembleia. É importante que todos os trabalhadores compareçam! Não deixe de participar e votar, afinal, são seus direitos que estão em jogo.