No dia mundial da saúde, Sindicatos fazem protesto em defesa da saúde do trabalhador

Na última terça-feira, 07 de abril, dia mundial da saúde, representantes Sindicais do Norte do Estado, se reuniram na praça da bandeira, em Joinville, para protestar em defesa da saúde do trabalhador.

Uma das reivindicações, é que sejam tomadas providências urgentes, na contratação de peritos e outros profissionais, em quantidade mínima, para pôr fim a esta longa espera, que ultrapassa 100 dias.  Durante esse tempo, o trabalhador acaba ficando sem salário e sem receber o benefício da Previdência.

Durante o ato, representantes sindicais entregaram um ofício na agência do INSS de Joinville e também na Câmara de Vereadores. Os próprios funcionários do INSS de Joinville, reconhecem a necessidade de aumento de efetivo.

Lorival Pisetta entrega o ofício para a gerente executiva em Joinville, Kathia Maria Moreira Braga

De acordo com o presidente do Sindicato da Saúde, Lorival Pisetta, essa ausência de efetivos necessários, nas duas agências da cidade, já forma uma fila de espera de 10 mil pessoas. “No estado, a média de espera é de 32 dias, bem abaixo do tempo da maior cidade do estado, com mais de 100 dias”. Muitas pessoas, diante da urgência da realização dessas perícias, acabam agendando em outras regiões do estado.

E como o ato foi em defesa da saúde e da vida do trabalhador, não poderia deixar de protestar contra o projeto de lei 4.330, aprovado na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, (08/04), que amplia a terceirização e abre caminho para a precarização das relações trabalhistas. A aprovação do projeto, que na próxima semana receberá emendas na Câmara e passará em seguida ao Senado, significará uma derrota histórica para os trabalhadores do país.

Sindicalistas seguem em direção à Câmara de Vereadores