Campanha Salarial: Assembleias Gerais

No dia 15 de fevereiro aconteceu a Assembleia Geral dos trabalhadores de São Bento do Sul e Região. No sábado seguinte, (22/02) foi realizada a Assembleia em Joinville que deu início à Campanha Salarial 2014/2015.

Na ocasião, os trabalhadores discutiram, analisaram e votaram as pautas de reivindicações a serem negociadas com os Sindicatos Patronais da categoria (Indústria Mecânica, Retíficas e São Bento do Sul), que foi protocolada no dia de hoje (26/03). Nas propostas, os trabalhadores apresentaram diversas necessidades que eles presenciam no dia-a-dia, entre elas, se destacam o baixo salário pago pelas empresas, além de um ambiente de trabalho inadequado, oferta de poucos benefícios e distância do local de trabalho, que tem sido também decisivo para manutenção do empregado pressionando a rotatividade nos empregos.

Destacaram também sobre o crescimento da economia local impulsionado pelas duas categorias metalúrgica e metal-mecânica. Mesmo assim, os salários ofertados e benefícios não correspondem com este desenvolvimento. Foi comentado também sobre outros sistemas de remuneração, como PLR, que ainda é pouco usado em nossa região. Queremos avançar!

Em São Bento do Sul na empresa DENK já existe o benefício confirmado da licença maternidade prorrogada de 180. Em Joinville, também confirmado na Metalúrgica Duque. Ambas por decisão da empresa. Foi negociado entre o Sindicato e a empresa PK de São Bento do Sul e Campo Alegre um auxílio creche para as trabalhadoras desta empresa, que já dispõe do benefício desde janeiro/2014. Ainda é pouco, temos mais de 2.300 empresas cadastradas na categoria, precisamos destas cláusulas na convenção coletiva de trabalho para que possamos atender a todos.

Dentre estas propostas, se destaca na pauta, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário para 40 horas semanais, que é reivindicação nacional defendida por todas as Centrais Sindicais. O Sindicato dos Mecânicos fica aguardando o agendamento das reuniões com os Sindicatos Patronais para dar início às negociações!