Trabalhadores se reúnem após decisão de Recuperação Judicial

Na manhã desta segunda-feira (03/02), os trabalhadores da Metalúrgica Duque se reuniram, mais uma vez, em frente à empresa. Desta vez, mais para esclarecimentos e tomada de decisões, já que apenas os seguranças estavam na empresa. São pais e mães de família que estão sem receber salário desde novembro de 2013, e o que é ainda pior, sem saber quando irão receber.

Isso porque, não foi cumprida a promessa para pagamento dos salários de novembro, na última sexta-feira (31/01). No encontro desta manhã, representantes do Sindicato trouxeram informações aos trabalhadores sobre as últimas decisões da empresa. A mais importante delas, é com relação ao pedido de Recuperação Judicial, que segundo o representante da Corporate Consulting, Ricardo Vastella, a solicitação já foi protocolada.

A Recuperação Judicial é a possibilidade de reestruturação de empresas economicamente viáveis que passam por dificuldades financeiras. Depois de protocolado e aceito pela justiça, a empresa tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial aos seus credores, que devem votar em assembleia se aceitam ou não a proposta. Este sistema prejudica os credores e muito mais a classe trabalhadora. Quando a empresa decide pela Recuperação Judicial é porque não dará conta de se recuperar sozinha, e sempre que isso acontece, as propostas nem sempre contemplam na integra o direito dos seus credores. Mas, diante das circunstâncias, esta medida é a mais viável, vamos aguardar.

Ao final da assembleia de hoje, (03/02) os trabalhadores, de forma unânime, decidiram fazer uma passeata em forma de protesto pelas ruas centrais da cidade, na próxima sexta-feira (07/02), com concentração dos trabalhadores em frente ao Sindicato dos Mecânicos às 14 horas.