Pauta dos Trabalhadores

Com a reeleição da presidente, Dilma Rousseff, esperamos que, pelo menos, duas reivindicações antigas dos trabalhadores, que são: o fim do fator previdenciário e a redução da jornada sem diminuição de salário, sejam atendidas.

O fator previdenciário foi instituído pela lei 9.876 de 1999 para inibir aposentadorias precoces e também controlar gastos na Previdência Social. O que acontece é que a aplicação do fator previdenciário chega a reduzir até 40% do valor da aposentadoria. Uma injustiça praticada contra o trabalhador, que conquistou, através do seu esforço, o direito à aposentadoria,

Já a redução de jornada de 44 horas para 40 horas é uma forma de dar mais qualidade de vida ao trabalhador, além de, possibilitar a criação de mais empregos. A PEC 231/95 (Proposta de Emenda Constitucional) tramita no Congresso Nacional há 19 anos. A aprovação da PEC é fundamental para garantir direitos básicos aos trabalhadores como saúde, lazer e educação.

São lutas antigas e que precisam de uma solução, para o bem da classe trabalhadora!