Debate sobre assédio moral reúne trabalhadores de São Bento

O assédio moral infelizmente ocorre frequentemente nas relações de trabalho.

E foi a partir de uma iniciativa das empresas de São Bento do Sul em parceria com o Sindicato dos Mecânicos e o Departamento dos Metalúrgicos CNM/CUT que aconteceu no sábado (09/11), o debate sobre Assédio Moral. O evento aconteceu na Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) e contou com a participação de aproximadamente 40 trabalhadores. O advogado, Almir Rogério do Nascimento (OAB – SC-27.090) e a psicóloga, Katinery Cipriano Correa explanaram o tema e buscaram esclarecer as dúvidas relacionadas ao assunto.

A psicóloga lembra que apesar de ser mais frequente o assédio partir do empregador para o empregado, existe também o assédio entre empregados. Ela explica que isso ocorre devido à competitividade que existe no mercado de trabalho. “Muitos trabalhadores ficam com medo de perder o emprego para outro profissional mais qualificado e acabam cometendo o assédio moral,”, afirma Katinery.

O advogado diz que não existe uma lei específica que trate somente do assédio moral, mas na Constituição Federal existem princípios que se encaixam nestas normativas. Um dos participantes do debate, o assessor do Departamento dos Metalúrgicos, Cícero do Nascimento apresentou dados mundiais relacionados ao tema. Para ele, reunir representantes de empresas e de trabalhadores para discutir assédio moral é algo muito importante, já que, ele está presente no dia a dia das relações de trabalho.

O presidente do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região falou da importância da discussão sobre o assunto. “Não podemos mais aceitar estes casos de assédio moral”. Este foi o primeiro debate realizado pelo Sindicato na cidade, a entidade pretende manter esta discussão, para que o ambiente de trabalho seja cada vez mais, um local voltado ao bem estar do trabalhador com relações baseadas no respeito e na justiça.

Confira abaixo o depoimento de Adriano Hoepfner, Gestor de Pessoas da Metalúrgica Denk:

“Em meus mais de vinte anos de experiência profissional, foram poucas as vezes em que sinto-me a vontade para destacar a parceria entre sindicato e empresa, igual a que nós temos com o Sindicato dos Mecânicos. A iniciativa de realizar um debate sobre assédio moral no trabalho com os líderes de fábrica e área de Recursos Humanos é digna de elogios. Esta ação propicia aos gestores os conhecimentos necessários, que resultam na melhoria do clima organizacional, criando um ambiente de trabalho benéfico e de crescimento para ambas as partes. Parabéns a todos os envolvidos neste processo”.