Greve da PK Cables de Campo Alegre

Trabalhadores voltam ao trabalho após empresa se comprometer a apresentar um plano de PLR

Na última sexta-feira (16/05) os trabalhadores da PK Cables de Campo Alegre paralisaram suas atividades a partir das 13h30. Representantes do Sindicato dos Mecânicos/Metalúrgicos de São Bento do Sul e Região deram apoio à categoria. O que motivou a greve foi à insatisfação dos trabalhadores com relação à PLR, já que, eles não têm participação nos lucros e resultados da empresa.  A reivindicação se deve também pelo fato de a empresa pagar PLR para os trabalhadores da sede do Paraná em Curitiba.

A greve terminou na tarde desta segunda-feira (19/05) após a empresa se comprometer em apresentar um plano de PLR até o dia 30/06/2014. Uma comissão constituída por representantes da empresa, dos trabalhadores e do Sindicato dos Mecânicos/Metalúrgicos será formada para discutir o plano que será apresentado. Não podemos deixar de citar que esta conquista só foi possível graças à união e a decisão de paralisação de aproximadamente 1.000 trabalhadores, sendo que 85% são mulheres. Outras revindicações, elencadas abaixo, serão analisadas pela empresa que terá um prazo para se adequar.

1. Comprometer-se em discutir o Plano de PLR para 2014 até 30/06/2014
  2. Treinamento de capacitação para liderança e organização até 30/08/2014
  3. Os participantes da grave não perderão o sodexo em relação aos dias parados (16/05/2014 e 19/05/2014)
  4. Abonar as horas dos dias de greve dos participantes 16/05/2014 e 19/05/2014
  5. Disponibilizar transporte para socorro imediato em caso de necessidade emergencial
  6. Rever plano de cargos e salários até 30/08/2014
  7. Ver a possibilidade de abono de atestados médicos de filhos 30/08/2014
  8. Fica estabelecido que a partir desta data 19/05/2014 haverá 4 reuniões anuais com datas a serem definidas entre sindicato e empresa para definições de questões trabalhistas para evitar paralisação.