Diretoria do Sindicato se reúne na Metalúrgica Duque para esclarecimentos sobre o Plano de Recuperação

Nesta quinta-feira (26/06), representantes do Sindicato dos Mecânicos participaram de uma reunião na Metalúrgica Duque, com o intuito de obter informações sobre o andamento dos trabalhos e retomada das atividades. Na ocasião, estiveram presente, o novo auditor, o administrador Judicial, os advogados trabalhistas da empresa e um representante do escritório da advocacia – responsável pela elaboração do Plano de Recuperação Judicial.

A reunião foi esclarecedora. De início, informaram que, pretendem apresentar um aditivo ao Plano. Esta informação se justifica, pois este auditor, que hoje estuda a situação da empresa, foi contratado recentemente. Demonstraram que há um interesse em construir um Plano que seja efetivamente cumprido, eficiente e que contemple os interesses dos credores.

Reconhecem que a situação é complexa, mas o desafio é apresentar um plano que seja aprovado na assembleia a ser realizada, vinculado ao processo. O que se pretende é evitar adiamentos, que trazem mais custos ao processo. O objetivo é equacionar as situações com todos os credores, e só assim, subter a votação. Que neste caso, quem decide se aceita o plano são os credores, divididos em três classes: os trabalhadores, os fornecedores e os bancos.

A juíza que acompanha o caso, assistida pelo Administrador Judicial, apenas homologa, se preenchidos os requisitos legais ou, caso contrário, se não aprovado e ou constata qualquer irregularidade, decreta a falência.

Informamos que, enquanto as discussões de aprimoramento do plano acontecem na empresa, já com previsão de um novo cronograma de reuniões, quando as coisas estiverem mais bem definidas, possivelmente na próxima semana, segue o trabalho no departamento jurídico do sindicato, para informações gerais e procedimentos individuais, se for o caso.

A empresa falou sobre a necessidade de reduzir o quadro de trabalhadores, evitando gastos com a folha neste momento. O objetivo é retomar lentamente os trabalhos, de modo a equacionar a produção e o orçamento. Além dos trabalhadores que já foram demitidos – os últimos com rescisões marcadas para esta segunda-feira (30/06) – teremos mais algumas demissões. Os trabalhadores estão sendo chamados para esta discussão.